O que é protetor térmico, o que usar para substituir e qual a sua função? É sobre isso que a Bela Berê falará hoje!
O que é protetor térmico?
O protetor térmico é um produto indicado para proteger os fios da exposição excessiva ao calor, que é geralmente provocada pelo trabalho diretamente no sol, como em praias, ou uso de chapinhas / secadores diariamente.
Ele tem uma função bastante semelhante com a de um óleo, em que desenvolve uma barreira protetora que impede a perda de líquidos. Confira, abaixo, um vídeo que apresenta melhor sobre como protege os cabelos e os impactos de não o utilizar no dia a dia.
Qual é a função do protetor térmico?
O protetor térmico é um produto mais que essencial para as mulheres e homens que adoram terminar a finalização dos fios com o secador, chapinha ou Babyliss. Visto que desenvolve uma camada protetora que impede os fios de sofrerem com a perda de líquidos.
O não uso ocasiona em uma série de consequências para os fios, como o ressecamento e, inclusive, aparecimento de frizz e pontas duplas. Ah, e vale salientar, além disso, que não adianta apenas utilizar o protetor sem que você tenha cuidados com o cronograma capilar.
O cronograma capilar é de suma importância porque auxilia a melhorar a hidratação, fornecendo os nutrientes necessários para trazer mais maciez e elasticidade.
Quando aplicar o protetor térmico?
O protetor térmico é aplicado de duas formas, seja após o banho, com os fios ainda molhados para que se use o secador. Ou, então, com os fios secos, apenas despejando uma quantidade nas mãos para utilizar antes de sair para a rua ou usar a chapinha. NÃO lave os fios após sua aplicação, porque essa prática removerá o produto.
O que pode substituir o protetor térmico?
Hoje em dia, é possível encontrar diversas misturas no Youtube que substituem o protetor térmico, sendo a mais conhecida delas formada por creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico.
No entanto, caso deseja proteger os seus fios, mas quer ficar longe do uso de produtos, recomenda-se evitar estas práticas em seu dia a dia:
- Ficar muito tempo debaixo do sol.
- Usar chapinha, babyliss ou outros produtos que emitem alta quantidade de calor.
- Não manter em dia o cronograma capilar com a hidratação, aplicação de óleo, ácido hialurônico, shampoo anti resíduo e pré shampoo.
Ah, e se estiver sem dinheiro, é possível usar o óleo como protetor (ele não o substitui, mas é uma saída de emergência). O óleo de coco é o mais comum, mas use o tipo que preferir.
Enfim, neste conteúdo de hoje, separamos um breve resumo sobre a importância de fazer o uso do protetor térmico, como fazer e dicas para manter os fios mais protegidos e hidratados.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, não esqueça de deixar o seu comentário conosco.
Leia mais:
- Acidificante Capilar e seus benefícios.
- Como Equilibrar o pH dos Seus Cachos: Um Guia Completo.
- Cachos Definidos e Day After Incrível: Um Guia Completo.
- Finalização com Fontes de Calor em Cabelos Cacheados.
- Cachos com Pontas Ralas: Um Guia Completo para Tratar e Revitalizar seus Fios.