Quais os benefícios do formol no cabelo? [listamos todos]

Quais os benefícios do formol no cabelo? [listamos todos]

Quais os benefícios do formol no cabelo? Será que existe algum? Na verdade, há mais malefícios do que vantagem. 

Muitas mulheres cacheadas costumam fazer o uso de progressivas que levam formol na composição para deixar os fios mais lisos e macios. Entretanto, especialistas alegam que o uso prolongado deste produto ocasiona uma série de danos para a cabeleira, fazendo com que se torne mais seca. 

Além disso, uma matéria compartilhada pelo G1 mostra que outras irritações físicas surgem com o uso indevido, tais como: 

  • irritação;
  • coceira;
  • queimadura;
  • inchaço;
  • descamação;
  • vermelhidão do couro cabeludo.

A queda de cabelo também é uma consequência comum do uso indevido, e que se intensifica caso tenha optado por um serviço não profissional. Existem muitos cuidados no momento em que for fazer progressiva para que o seu fio não sofra com cortes químicos e isso venha, futuramente, abalar a sua auto estima.

Em 2019, o mesmo jornal publicou, inclusive, uma matéria alegando que uma mulher veio a falecer após fazer o uso do produto! De acordo com os médicos que atenderam a paciente, antes de vir a óbito, estava com muito formol no corpo e não resistiu, sofrendo, assim, com parada cardíaca. 

As exposições constantes ao uso de formol causam uma série de consequências negativas ao corpo que vão para além do cabelo. Tendo isso em vista, muitas empresas já estão desenvolvendo  progressivas que não usam formol.  

Um dos produtos bastante utilizados recentemente é a escova orgânica sem formol. Ela é simplesmente maravilhosa e garante ultra hidratação para a sua cabeleira! A escova orgânica repõe nutrientes e faz com que os fios fiquem super lisos e hidratados. 

Quais os benefícios do formol no cabelo? Será que realmente existe algum?

De acordo com a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o uso de formol  como alisante capilar é proibido no Brasil. Entretanto, muitos salões de beleza o utilizam por ser mais prático e garantir resultados eficazes superficialmente – apesar de, a longo prazo, ser muito danoso e intoxicar os fios de cabelo.

A concentração máxima permitida de formol nos produtos capilares está em torno de 0,2%, o que é muito pouco. Além disso, possui autorização para ser utilizado em esmaltes para facilitar a secagem. Nesta situação, a sua concentração permitida gira em torno de 5%, bem mais elevada. 

A Anvisa alerta que o uso de formol prejudica a visão de forma irreversível, sem que seja possível recuperá-la. O indicado, quando for alisar os seus fios de cabelo, é que opte por profissionais que não utilizam este produto nos seus tratamentos. 

Enfim,  neste artigo abordamos um pouco melhor sobre a não existência de benefícios do formol no cabelo, além de tornar os fios mais lisos mas causar uma série de consequências negativas para a saúde. 

Além disso, este produto químico não é aceito na maioria dos produtos no Brasil e, quando aceito, pode ser disponibilizado em quantidades bem menores em relação à concentração. 

One thought on “Quais os benefícios do formol no cabelo? [listamos todos]

  1. Pingback: "Alisei o cabelo e quero meus cachos de volta": como resolver e recuperar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close