Hidratação: quais os benefícios e como fazer?

Hidratação: quais os benefícios e como fazer?

Você já parou para pensar quais são os benefícios da hidratação nos seus fios e como fazer o procedimento corretamente? Neste artigo, preparamos um guia completo para te ajudar em todo o passo a passo. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto. 

Por que hidratar os fios? 

Geralmente, com o passar dos tempos, o fio de cabelo começa a perder líquidos. Isso é comum. Então, é necessário que os repomos para que volte a ter a aparência macia e brilhante. 

A desidratação pode ocorrer por vários motivos. Inclusive, pela presença de sulfato e sais dentro do seu próprio shampoo que faz com que o cabelo perca água pelo processo de osmose. 

Citamos, abaixo, outros motivos que podem fazer com que os seus fios voltem a ter aparência ressecada e danificada e que você deve começar a tomar mais cuidados, veja: 

  • Tomar banho em piscina com cloro ou na água do mar; 
  • Muita exposição do sol, chapinha ou secador sem protetor térmico; 
  • Shampoo e condicionador com a presença de muitos sulfatos, sulfetos e sais; 
  • Lavar os fios com sabonete líquido. 

Além de repor a água, a hidratação coloca nos fios uma série de outros nutrientes importantes que irão fazer com que ele fique mais forte e resistente, como é o caso do colágeno, que está presente em muitas máscaras hidratantes. 

Como fazer a hidratação corretamente? 

Existem vários pontos que devem ser observados no momento de realizar uma hidratação capilar. E, neste artigo, separamos quais são os mais importantes para que você otimize ainda mais os cuidados com a sua cabeleira. 

Hidratante não é óleo

Antes mesmo de começar a aplicar a hidratação no seu cabelo, é necessário entender que creme hidratante não é óleo, como girassol e até mesmo cacau. 

  • O creme serve para repor nutrientes e água nos fios, retirando assim a aparência de secos e quebradiços. 
  • Já no caso do óleo, serve para impedir que haja a desidratação. No entanto, ele não repõe colágeno e água. Ou seja, é recomendado que seja utilizado somente depois de haver realizado todos os processos para que crie uma barreira de lipídios sobre os fios. 

Cuidado com a hidratação natural

Quem nunca ouviu no Youtube e até mesmo em outros canais que é possível fazer a hidratação com açúcar? Em suma, esse item pode acabar causando coceira e até mesmo machucados no couro cabeludo após entrar em contato com grânulos mais grossos. 

O mais indicado é optar por cremes criados especificamente para essa função e que não correm o risco, por exemplo, de desenvolver fungos ou quedas. Além de que, ao usar “elementos naturais”, você corre o risco de ter reações químicas indesejadas que podem piorar a aparência do cabelo. 

E então, gostou das dicas que preparamos para te ajudar a entender mais sobre o que é hidratação e como aplicar nos fios? Comente conosco quais são as suas dicas para ajudar outras leitoras e leitores. Não esqueça de vir conhecer outros artigos do nosso blog. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *